Quem Somos

Sobre a Fumajet

A FUMAJET é uma HealthTech comprometida em desenvolver soluções inovadoras para o sistema de saúde, com tecnologia para o controle de endemias e zoonoses, cadeia de frio para o transporte de vacinas, exames, hemoderivados, entre outras soluções que atendam às verdadeiras necessidades da população.

Seu objetivo é entregar produtos e serviços inovadores, satisfazendo e suprindo a real necessidade do cliente. Buscar sempre melhorias para superar a qualidade já existentes no mercado. Saúde para áreas de difícil acesso.

Sobre a Fumajet

A FUMAJET é uma HealthTech comprometida em desenvolver soluções inovadoras para o sistema de saúde, com tecnologia para o controle de endemias e zoonoses, cadeia de frio para o transporte de vacinas, exames, hemoderivados, entre outras soluções que atendam às verdadeiras necessidades da população.

Seu objetivo é entregar produtos e serviços inovadores, satisfazendo e suprindo a real necessidade do cliente. Buscar sempre melhorias para superar a qualidade já existentes no mercado. Saúde para áreas de difícil acesso.

MISSÃO

Preservar a saúde do ser humano por meio de produtos e serviços inovadores, atendendo áreas em que soluções vigentes são inviáveis ou ineficientes.

VISÃO

Ser referência no mercado em desenvolvimento de soluções tecnológicas práticas para o agronegócio e saúde.

Trajetória de Excelência

A Fumajet busca sempre a excelência nos seus processos e na execução dos projetos. Sua metodologia de PD&I é reconhecida por fundações e institutos de inovação. Ao longo de sua trajetória a empresa participou de eventos, ganhou prêmios nacionais e internacionais, sendo classificada e contemplada para editais de desenvolvimento tecnológicos.

Durante uma epidemia de dengue, Cícero e Marcius tentam importar equipamentos dos EUA para o Brasil. A inviabilidade do projeto desperta a ideia de criar uma solução nacional acessível e adaptada à realidade brasileira.
2007
Marcius convida Marcelo Machado para fundar a FUMAJET. A empresa nasce com foco em inovação e desenvolvimento de tecnologias para o controle de vetores. Nesse ano, é realizado o primeiro depósito formal da patente do Motofog.
2010
Com apoio de capital e reconhecimento institucional, a patente do Motofog é depositada via PCT, dando início à proteção internacional da tecnologia.
2014
Patente do Motofog é deferida nos Estados Unidos, fortalecendo a atuação da FUMAJET no mercado internacional. No mesmo ano, a empresa recebe investimento do fundo CRIATEC II, gerido pelo BNDES, marcando o início de uma nova fase de expansão e profissionalização.
2017
FUMAJET conquista 2º lugar no prêmio global ONU/UNIDO (Chemical Leasing), com estudo de caso desenvolvido com o SENAI Química Verde.
2024
Empresa alcança mais de 21 depósitos de patentes e consolida sua presença em mais de 10 países, atuando com tecnologias em saúde, agricultura e meio ambiente.
1999
Marcius inicia os primeiros testes do que viria a ser o Motofog em uma garagem emprestada, utilizando uma moto antiga e peças de sucata. Nasce o conceito de um fumacê móvel, leve e de baixo custo.
2009
O protótipo do Motofog é lançado. A FUMAJET vence o Desafio Intel/FGV e é destaque entre as 15 melhores startups do mundo no evento Intel + UC Berkeley.
2013
Primeira exportação internacional do Motofog, com destino a Angola. O reconhecimento global começa a tomar forma. Em paralelo, a FUMAJET recebe o Prêmio FINEP de Inovação, consolidando seu reconhecimento nacional como empresa de base tecnológica.
2016
A patente nacional do Motofog é oficialmente concedida no Brasil, consolidando os direitos de propriedade intelectual no país.
2021
Novo reconhecimento da ONU/UNIDO com estudo de caso em parceria com a Syngenta. FUMAJET é destaque mundial em inovação e sustentabilidade.
2025

Empresas e Instituições Parceiras

Em 1999, o Brasil teve uma grande epidemia de Dengue a nível nacional, época na qual o empresário Cícero Victorio da Costa e seu filho Marcius Victorio da Costa, que moravam nos Estados Unidos, estudavam importar um equipamento para o combate à Dengue. Devido às altas taxas de importação e fortes oscilações no câmbio, o projeto acabou inviabilizado, causando um grande prejuízo. Em um momento de descontração perante a situação, Cícero falou: Por que não transformamos uma moto em um fumacê? Diante de todos os estudos realizados sobre o mercado de combate a vetores, percebeu-se que seria uma grande ideia utilizar uma motocicleta, algo que permitiria combinar alguns aspectos críticos a este tipo de aplicação: flexibilidade, eficácia, autonomia e custo. Assim surgiu a MotoFumacê.

Após alguns anos de estudos, o projeto foi retomado em 2005. Em uma garagem de um amigo e uma moto emprestada, Marcius começou a fazer alguns testes de viabilidade. Na época, Marcius trabalhava com desenhos industriais com o amigo Marcelo Costa Machado, com quem compartilhou a ideia do MotoFumacê. Depois de alguns meses de discussões, decidiram encarar o desafio de INOVAR.

A empresa Fumajet foi fundada no início de 2009, incubada pela Universidade Veiga de Almeida com parcerias tecnológicas com empresas do Instituto Genesis – PUC-Rio: Ativa Tecnologia e Desenvolvimento, SEBRAE, com o objetivo de concentrar as atividades de PD&I e industrialização dos seus produtos. Seus sócios fundadores estudaram e criaram competências no desenvolvimento e gerenciamento de projetos envolvendo patentes e inovações tecnológicas.

Desde sua fundação, os projetos foram desenvolvidos respeitando escopos e metodologias apresentados a instituições de fomentos como FAPERJ e FINEP. As exigências dessas instituições na clareza das etapas de execução do projeto, ajudou na formação da metodologia de PD&I e na capacitação e profissionalização da equipe Fumajet.

Ao longo dos anos, fomos nos aperfeiçoando com o apoio de consultorias do SEBRAE (FGA – Ferramenta de Gestão Avançada), SENAI, ENDEAVOR, entre outras.

Com a estratégia organizacional de PD&I, analisa-se todos os aspectos necessários para eliminar possíveis contratempos e a viabilidade do projeto. Assim, define-se a equipe responsável, as etapas, metas, custo e tempo.

Após aprovado o plano de PD&I e mercadológico, são definidas as metas para:

  • Capitar verba para o projeto (próprio, BNDES, editais, parceiros investidores);
  • Parcerias tecnológicas e comercial;
  • Contratação de serviços terceirizados;
  • Parte jurídica (patentes).

Os processos implantados resultaram no desenvolvimento e lançamento da tecnologia Motofog no ano de 2010, rendendo reconhecimento da capacidade inovadora da Fumajet, com premiações nacionais e internacionais, contemplação de editais e participação em feiras e congressos. Hoje, a empresa possui 17 patentes depositadas no Brasil e no exterior, com operações no Brasil, África e América Central.

Em 2010 a tecnologia Motofog ganhou prêmios nacionais e internacionais, no Desafio Brasil Intel / FGV – 1º lugar nacional, e The Intel®+UC Berkeley Technology Entrepreneurship Challenge, ficando entre as 15 melhores empresas do mundo.

Em 2013 a Fumajet foi a primeira empresa de pequeno porte a ser selecionada pelo programa EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), para desenvolver em parceria com o MSF (Médicos Sem Fronteiras), FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e INT (Instituto Nacional de Tecnologia) uma nova tecnologia para solucionar o problema de transporte de vacinas, coletas de exames e campanhas de vacinação em lugares remotos.

Em 2014 o projeto SAP Expoentes Global junto com ENDEAVOR, selecionou a Fumajet entre as 5 primeiras empresas do mundo a receber o Programa de Aceleração do SAP Global, com 3 anos de investimento da SAP com a implantação da plataforma SAP B1 (Business One) e mentorias.

A Fumajet foi uma das vencedoras do Prêmio Finep de Inovação 2014, na categoria Micro e Pequena Empresa Inovadora.